×

Mensagem enviada com sucesso!

O tempo médio de resposta é de 1 dia.

Blog

ISO 14001 - Primeira empresa do ramo Têxtil de Santa Catarina

ISO 14001 - Primeira empresa do ramo Têxtil de Santa Catarina

Certificação

No mercado Industrial existem diversas certificações as quais as instituições e organizações podem obter, quando aptas. Obter uma certificação significa à organização também obter diversas obrigações consequentes desta confirmação, pois automaticamente as coloca em outro patamar. Porém antes disto é necessário ter-se um processo rigoroso de averiguação por partes de acessórias e certificadoras. Elas por sua vez adotarão medidas pré-estabelecidas para proverem esta avaliação, onde muitas vezes acompanharão a rotina dos colaboradores nos processos internos por dias ou até mesmo semanas.

Uma das principais organizações mundiais é a Organização Internacional de Normalização, popularmente conhecida como ISO (Internetional Organization for Standardization). Apesar da sua fundação ter acontecido em Londres, no Reino Unido, no dia 23 de fevereiro de 1947, sua atual sede é em Genebra na Suíça.  Atualmente esta entidade congrega associações de normalizações e padronizações de 162 países e territórios, estando presente em todos os continentes. O principal objetivo é promover o desenvolvimento de normas, testes e certificações, com o intuito de estimular o mercado de bens e serviços.

Dentro desta organização existem várias segmentações, como por exemplo a ISO 9001 que assim como as demais, é um sistema de gestão. Tem o intuito de garantir a otimização de processos, gerando o desenvolvimento da produção de maneira mais ágil e certa forma eficaz. Além de gerenciar estes processos, a ISO também tem o papel de documentar a cultura da organização, permitindo o seu crescimento de maneira organizada e padronizada.

A ISO 14001 por sua vez é um sistema de gestão ambiental. Este certificado tem a premissa de tornar a organização sustentável, promovendo ações e até mesmo transformações internas para adequar as atividades dentro das normas necessárias. Como esta perspectiva abrange uma realidade maior do que simplesmente a organização por si só, é necessário também ter ações dentro da comunidade em que a organização está inserida. É preciso estar atento com seu entorno para garantir um bem-estar comunitário, além de assegurar uma saúde a longo prazo!

 

Processo de Certificação

Justamente por estar preocupada com a comunidade e principalmente com o meio ambiente, a Latina Confecções, grupo proprietário pela marca Minore, deu início ao processo de certificação da ISO Ambiental no ano de 2018. É importante ressaltar que nunca tivemos histórico de poluição ou outras atividades consideradas incorretas, justamente por terceirizar alguns processos, que por sua natureza são agressivos ao meio ambiente, como o tingimento de nossas malhas. Porém neste período de transição adequamos diversos aspectos que de acordo com nosso conhecimento, até então, não gerariam grandes impactos.

A implantação da norma exigiu empenho de todos os envolvidos com a Certificação, devido às singularidades relacionadas aos requisitos de proteção do meio ambiente. A ISO 14001 é geralmente mais complexa que as outras normas, portanto a diligência e o comprometimento devem ser redobrados comparados a qualquer outro processo de implementação. Preocupar-se com valores sustentáveis deve ser mais que um dever, mas um valor da organização. Portanto fomos orientados por uma empresa especializada e contamos com a consultoria de uma Química Ambiental.

O primeiro passo para implantação foi a elaboração da nossa Política Ambiental, contendo objetivos e metas. Após a aprovação da alta direção, foi divulgada a todos colaboradores. Ela é o pilar para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Latina Confecções, e também um dos requisitos da norma. Com esta gestão implantado e conhecendo os aspectos e impactos ambientais, tornou o processo de identificação da legislação e dos requisitos aplicados mais fácil. Alguns dos requisitos implantados, cujo são que estipulados pela NBR ISO 14001 são: Política ambiental, Aspectos e Impactos ambientais, Competência, treinamento e conscientização, Controle de documentos, Controle operacional, Preparação e resposta à emergência, Monitoramento e medição, Controle de registro, entre outros pontos chave.

 

Problemas Enfrentados

As dificuldades estavam relacionadas a fatores econômicos e aos envolvidos. Os problemas de caráter econômico ocorrem pela dificuldade em disponibilizar recursos financeiros para possibilitar a aquisição visando adequação, no que se refere à minimização de impactos de determinadas atividades. Foram necessárias modificações estruturais na empresa como piso na área de carga e descarga, instalação e inspeção dos para-raios, adequação NR20, contratação do Sistema Amblegis e consultorias especializadas. Foi necessário que a empresa realizasse ações como campanhas de treinamento aos colaboradores para que eles assumissem uma postura de respeito ao meio ambiente, assegurando práticas adequadas na execução de suas atividades.

Entretanto, a implantação das normas em uma empresa é absolutamente viável e, porque não dizer necessária, uma vez que se deve atender à legislação vigente? A implantação da ISO gera profundas mudanças, não apenas dentro da empresa, mas principalmente fora dela, pois cada colaborador, com o passar do tempo, acaba se tornando um agente de mudança nos diferentes ambientes onde transita.

 

Vantagens

Como principal ponto, pensando a longo prazo, apontamos a certificação como fator a fim de promover o respeito ao planeta e às futuras gerações. Com isto a empresa aumenta a sua visibilidade principalmente no mercado nacional, mas também internacional, e consolida credibilidade junto a clientes, fornecedores e colaboradores.

A empresa passou a adotar iniciativas que contemplam tanto a qualidade ambiental quanto a responsabilidade social e segurança/saúde ocupacional, cujo já eram realizadas anteriormente para obtenção das Certificações Abvtex e Fama-Disney. Práticas socioambientais corretas foram assim disseminadas na Latina Confecções.

 

Êxito

Foram meses de auditorias e palestras para os funcionários, incluindo alguns terceirizados, para informar sobre o período que estávamos passando. Evidenciar que todos somos importantes para concluirmos esta etapa foi de suma importância!

No dia 28 de fevereiro de 2020, aconteceu a última auditoria na empresa, realizada pela mundialmente renomada empresa suíça de inspeção: SGS. Corrigimos alguns aspectos nos quais havíamos reprovados, onde então, fomos finalmente aprovados! Acreditamos que a partir de hoje, somos referência no mercado têxtil, principalmente em nosso estado. Pois somos a primeira empresa do ramo têxtil de Santa Catarina a conseguir o certificado da ISO 14001(2015).

Estamos confiantes que ajudaremos nossa comunidade nesta conscientização regional. O passo que demos foi pequeno, mas nossa vontade de mudar o planeta é gigante!

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Aceito e Continuar